Informações da Turma
Saúde mental materna - Turma 1/2021
Data início 
20/07/2021
Data fim
20/07/2021
Data Limite 
14/07/2021 00:00:00
Horário 
09:00:00 às 10:00:00
Objetivo

Desenvolver competências e habilidades no contexto de proteção à maternidade e à infância voltadas para a melhoria nas condições de trabalho, buscando alinhamento entre bem-estar e produtividade.

Público-alvo

Servidores dos órgãos da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Governo do Distrito Federal (GDF), preferencialmente inscritas no Programa de Atenção Materno Infantil - PROAMIS/DF, instituído pelo Decreto DECRETO Nº 42.203, DE 16 DE JUNHO DE 2021. Informe-se www.proamis.df.gov.br

Local
Web Conferência
Carga-horária
1 horas  
Conteúdo

A despeito de representações e expectativas sociais, o advir da maternidade não é um processo que se consolida pela natureza dos eventos biológicos implicados. “Instinto materno” e “mãe desnaturada” são alguns termos que escutamos nas esquinas do mundo e que estão carregados de um pressuposto: não há lugar para o mal estar na maternidade. Mas, no campo da experiência, será mesmo assim? E quais são as implicações de não abrirmos, internamente e socialmente, espaço também para o mal estar nesse momento de vida e papel? Configurando um processo complexo e singular de mudanças fisiológicas, psicológicas, sociais, corporais, de papéis e no sistema familiar, o vir a ser da maternidade – e também da paternidade – evoca plurais questões, sensações, expectativas, lutos, imaginários, sonhos, fantasias, potencialidades, dentre outros. Mediante transformações tão profundas, estruturais e estruturantes, as experiências da gestação, do parto e do puerpério compõem o processo de tornar-se mãe de maneira potencialmente fértil para a mulher e a família. Contudo, essas mesmas mudanças podem vir a ser vivenciadas como excessivas, a depender dos recursos internos e externos que dispomos, podendo também engendrar quadros de sofrimento psíquico. Como podemos favorecer ações e cuidados promotores da saúde mental materna e paterna nesse processo de tornar-se pais? Convido-os a um bate-papo em torno dessas e outras questões afins.

Instrutores
NADJA RODRIGUES DE OLIVEIRA
Anexo (s) Clique aqui para ver os anexos..
Observações 
Previsto no Decreto nº42.203 de 16 de junho de 2021, que regulamenta Programa de Atenção Materno Infantil - PROAMIS/DF, as servidoras que participarem das ações obterão pontuação que poderá ser utilizada para fins de ingresso do dependente no Berçário Institucional e terão caráter pedagógico e instrutivo. Informe-se www.proamis.df.gov.br
Servidor(a), para a inscrição nos cursos/atividades da Escola de Governo (EGOV), devem ser utilizadas as mesmas credenciais de acesso ao SEI-GDF (login, senha, órgão e unidade de lotação).
 
Observação: não é necessário solicitar o acesso ao Sistema EGOV, no Portal de Serviços;

Público-alvo: servidores do Governo do Distrito Federal.
Click here to see your activities