Informações da Turma
Primeira Infância: desenvolvimento infantil, cuidados e políticas públicas - Turma 3/2021
Data início 
29/10/2021
Data fim
19/11/2021
Data Limite 
27/10/2021 23:55:00
Horário 
14:00:00 às 17:20:00
Objetivo

Refletir sobre a importância dos primeiros seis anos de vida da criança e suas implicações para o exercício da parentalidade e para a convivência familiar e comunitária, e sobre os aspectos socioculturais relativos a essa fase da vida.

Público-alvo

Servidores dos órgãos da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Governo do Distrito Federal (GDF), preferencialmente inscritas no Programa de Atenção Materno Infantil - PROAMIS/DF, instituído pelo Decreto DECRETO Nº 42.203, DE 16 DE JUNHO DE 2021. Informe-se www.proamis.df.gov.br

Local
Web Conferência
Carga-horária
20 horas  
Conteúdo

A História da infância e Marco Legal da Primeira Infância;A Lei nª 13.257 de 8 de março de 2016, conhecida como Marco Legal da Primeira Infância. Principais avanços na legislação de proteção e promoção dos direitos da infância no Brasil; A Chegada da Criança na FamíliaMudança no ciclo de vida familiar a partir da chegada da criança. Aspectos emocionais e sociais da gestação, parto e pós-parto. Adoção. A criança real. Vinculação familiar. Importância da rede de apoio. Convivência familiar e comunitária. Troca de experiências;O exercício da parentalidade (partes 1 e 2); Construção de novos parâmetros familiares. Papel do pai no desenvolvimento infantil e na dinâmica familiar. Responsabilidade compartilhada. Práticas educativas parentais. Parentalidade e avosidade. Acolhimento aos sentimentos e à linguagem da criança. Inteligência emocional e educação não-violenta. A importância de ouvir a criança em diversos espaços e contextos. Participação infantil em tudo que diz respeito à infância; Oficina: carta à nossa criança, passado e futuro;Refletindo sobre a educação recebida e a educação desejada. Avaliação do curso e encerramento.

Instrutores
EDUARDO CHAVES DA SILVA, MARIANNA YOSHIE DOS SANTOS ARAKE, THANANDRA TAIZA PEREIRA DIAS
Anexo (s) Clique aqui para ver os anexos..
Observações 
Previsto no Decreto nº42.203 de 16 de junho de 2021, que regulamenta Programa de Atenção Materno Infantil - PROAMIS/DF, as servidoras que participarem das ações obterão pontuação que poderá ser utilizada para fins de ingresso do dependente no Berçário Institucional e terão caráter pedagógico e instrutivo. Informe-se www.proamis.df.gov.br
Servidor(a), para a inscrição nos cursos/atividades da Escola de Governo (EGOV), devem ser utilizadas as mesmas credenciais de acesso ao SEI-GDF (login, senha, órgão e unidade de lotação).
 
Observação: não é necessário solicitar o acesso ao Sistema EGOV, no Portal de Serviços;

Público-alvo: servidores do Governo do Distrito Federal.
Click here to see your activities