Desenvolver as competências de inteligência emocional nos participantes, com foco nos cinco pilares definidos por Daniel Goleman, promovendo o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e a melhoria nas relações interpessoais no ambiente de trabalho.
Agentes públicos dos órgãos e das entidades da Administração Direta e Indireta do Distrito Federal, das carreiras civis ou militares do Governo do Distrito Federal (GDF).
1. Definição do conceito de Inteligência Emocional e seus cinco pilares Autoconsciência (Autoconsciência); Autocontrole (Autorregulação); Motivação (Motivation); Empatia (Empatia)e Habilidades Sociais 2. Quociente intelectual X Quociente Emocional - rivais ou complementares? 3. Emoções X Sentimentos - conceitos da Neurociência 4. O papel da Inteligência Emocional ou Quociente Emocional (QE) na nossa vida, especialmente no trabalho 5. Emoções, sentimentos e redes sociais 6. Conceito de resiliência e antifrágil 7. Conceito de empatia e autotranscendência e qual a relação deles com a inteligência emocional 8. Responsabilidade pessoal pela própria felicidade e bem-estar aprendendo a encontrar a felicidade em si e não esperar recebê-la do outro 9. Mecanismos que contribuem para auto regulação emocional e promovem o bem-estar pessoal 10. A importância do Sentido da vida para desenvolver habilidades para lidar com os desafios da vida - entender que a frustração e sofrimento faz parte da vida de todas as pessoas.