Compreender os fundamentos da IA generativa e sua aplicação no atendimento ao cidadão;
Aprender a estruturar prompts eficazes com o método CIDEM para melhorar a escuta ativa;
Reconhecer limitações, riscos e dilemas éticos no uso da IA no serviço público;
Estudo de caso CGDF: Robô IZA – IA aplicada à OuvidoriaGeral do DF;
Prática 1 e 2: criação e refinamento de respostas com IA;
Prática 3: Assistentes inteligentes para gerar resumos, respostas e insights em uma ou várias fontes;
Agentes públicos dos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Distrito Federal, das carreiras civis ou militares do Governo do Distrito Federal (GDF).
Conceito de IA generativaFuncionamento básico de modelos de linguagem. Aplicações práticas no setor público. Introdução ao conceito de prompt. Método CIDEM. Exemplos de uso em respostas a manifestações de cidadãos. Alucinações e vieses da IA. Responsabilidade do servidor na curadoria da resposta. Ética e uso seguro de IA no setor público. Apresentação da Robô IZA. Impactos práticos na resposta ao cidadão. Resultados e aprendizados institucionais. Demonstração: Antes e depois de aplicar a IA. Criação de prompt com problema real: Diagnóstico coletivo de qualidade da resposta gerada. Criação de Mapa Mental, FAQ e Podcast de fontes distintas. Criação de um prompt final com apoio do público do auditório. Geração de resposta pela IA. Construção colaborativa de uma frase de impacto. Reflexão sobre o uso responsável da IA. Manifesto ético do uso da IA.