Conhecer os conceitos e práticas sobre identificação, mapeamento, modelagem, documentação, gestão e melhoria de processos, visando a atender os objetivos estratégicos da organização.
Servidores dos órgãos da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Governo do Distrito Federal que desenvolvem atividades relacionadas ao tema do curso.
Operacionalização
Técnicas de levantamento de Processos: o sucesso da modelagem de processos depende diretamente das abordagens adotadas para mapeamento de processos, tais, como: entrevistas, brainstorming e a formação de equipes de modelagem. Análise de prós e contras de cada abordagem;
A Diagramação de Processos na notação BPMN (Business Process Modeling Notation), adequado ao detalhamento de fluxos decisórios, com vistas à automação de rotinas;
Distinção entre Processos de Negócio e Fluxos implementáveis por meio de sistemas;
Documentação de processos: complementando com dados os processos mapeados e obtendo reports e visualizações mais completas do funcionamento da organização.
Melhoria de processos
Aplicação de técnicas de redesenho de processos: dicas e práticas para a identificação das oportunidades de melhorias, com explicitação e entendimento gráficos, tangibilizando aos gestores a conformação futura dos processos de negócio. Desenvolvimento de plano operacional de mudanças, tendo em vista a transição entre os processos de negócio atuais (AS-IS) e ideais (TO-BE);
Melhoria contínua de processos (aplicação dos ciclos PDCA/SDCA, de Deming), utilizando a gestão da qualidade para a estabilização e o aperfeiçoamento de fluxos decisórios;
Aplicação de Métodos de Avaliação Quantitativa de Desempenho: identificação de oportunidades de aplicação na tabulação de resultados de processos e sua análise.