Informações da Turma
Primeira Infância: desenvolvimento infantil, cuidados e políticas públicas - Turma 2/2022
Data início 
30/05/2022
Data fim
10/06/2022
Data Limite 
27/05/2022 12:00:00
Horário 
14:00:00 às 17:20:00
Objetivo

Refletir sobre a importância dos primeiros seis anos de vida da criança e suas implicações para o exercício da parentalidade e para a convivência familiar e comunitária, e sobre os aspectos socioculturais relativos a essa fase da vida.

Público-alvo

Servidores dos órgãos da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Governo do Distrito Federal (GDF), preferencialmente inscritas no Programa de Atenção Materno Infantil - PROAMIS/DF, instituído pelo Decreto DECRETO Nº 42.203, DE 16 DE JUNHO DE 2021. Informe-se www.proamis.df.gov.br

Local
Web Conferência
Carga-horária
20 horas  
Conteúdo

A História da infância e Marco Legal da Primeira Infância;A Lei nª 13.257 de 8 de março de 2016, conhecida como Marco Legal da Primeira Infância. Principais avanços na legislação de proteção e promoção dos direitos da infância no Brasil; A Chegada da Criança na FamíliaMudança no ciclo de vida familiar a partir da chegada da criança. Aspectos emocionais e sociais da gestação, parto e pós-parto. Adoção. A criança real. Vinculação familiar. Importância da rede de apoio. Convivência familiar e comunitária. Troca de experiências;O exercício da parentalidade (partes 1 e 2); Construção de novos parâmetros familiares. Papel do pai no desenvolvimento infantil e na dinâmica familiar. Responsabilidade compartilhada. Práticas educativas parentais. Parentalidade e avosidade. Acolhimento aos sentimentos e à linguagem da criança. Inteligência emocional e educação não-violenta. A importância de ouvir a criança em diversos espaços e contextos. Participação infantil em tudo que diz respeito à infância; Oficina: carta à nossa criança, passado e futuro;Refletindo sobre a educação recebida e a educação desejada. Avaliação do curso e encerramento.

Instrutores
EDUARDO CHAVES DA SILVA, MARIANNA YOSHIE DOS SANTOS ARAKE, THANANDRA TAIZA PEREIRA DIAS
Anexo (s) Clique aqui para ver os anexos..
Observações 
Realização em 30/5, 1º, 3, 6, 8 e 10/6/2022.
Servidor(a), para a inscrição nos cursos/atividades da Escola de Governo (EGOV), devem ser utilizadas as mesmas credenciais de acesso ao SEI-GDF (login, senha, órgão e unidade de lotação).
 
Observação: não é necessário solicitar o acesso ao Sistema EGOV, no Portal de Serviços;

Público-alvo: servidores do Governo do Distrito Federal.
Click here to see your activities